Respeito – Simples assim!

Diz aí meu camarada… você é a favor ou contra? Coluna do meio não vale!Respeito

Sinto uma atmosfera de opressão para que tomemos partido: extrema direita ou extrema esquerda, liberdade de expressão ou tolerância religiosa, soberania nacional ou direitos humanos.

Não nos deixemos levar pelo extremismo e pratiquemos o exercício da empatia, tanto para um lado quanto para o outro. Toda moeda tem dois lados e, prestem atenção, andam querendo viciar o resultado. Não existe gabarito, pare e reflita!

Não é à toa a sapiência do ditado “política, religião e futebol não se discutem”, uma vez que lista assuntos cuja carga emocional inviabiliza o diálogo racional. Pois é… Charlie Hebdo, tem jornaleco que se acha no direito de entrar nestas searas, tão somente, para difamar, zombar e satirizar os dogmas e as convicções alheias, o que se trata da mais pura grosseria. É trivial do berço: respeitar para ser respeitado.

Do outro lado os que sofreram “bullying”, coisa que não é legal, em especial, quando é consigo. Quando é com os outros, pode! Sucessivas ofensas foram martelando, ferindo a alma, tornando-se uma metástase moral até que explodiu e, pelo visto, continuará explodindo. Abram os olhos – todos os olhos, os extremistas estão à solta. É claro, sou totalmente contrário e lastimo os atentados; mas é natural, quem planta intolerância e desrespeito não vai colher coisa boa.

Tanto um lado quanto o outro foram execráveis, sendo um crime hediondo o desrespeito à vida humana na cultura ocidental e inconcebível o desrespeito à Maomé na cultura muçulmana, cada qual com a sua escala de valores . Ambos foram desrespeitosos, ao bel sabor da balança, uns mais outros menos. Mas o pior é que nenhuma medida está sendo tomada para remediar a situação; estão sim, atiçando a fogueira. Não vejo uma busca pelo caminho do meio – equilíbrio –  e para finalizar a conversa: respeito, bom senso e vergonha na cara não fazem mal a ninguém.

Sobre Mario Câmara

Lema: "Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito." Martin Luther King Jr.
Marcado , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *