Será que um robô ira me substituir?

IA, IA, IA … só se fala nisto! Acredito que a insistência no assunto tem fundamento no faturamento. Infelizmente, não credito a proliferação do termo IA ao seu auge, finalmente alcançado; porém ao puro apelo de marketing que a “tecnologia” – dita como IA – pode agregar ($) aos diversos produtos ou serviços. Por conta…

Leia Mais

Surpreendente

Ando sentindo-me bastante aliviado pois finalmente consegui decifrar o modus operandi da cabeça de parcela do povo brasileiro. Trata-se de um exemplo clássico de lógica inversa. Alguns chamam de negacionismo ou “aburrescência”. Funciona assim: caso se diga que uma vacina é importante, efetiva e segura causará repulsa; por outro lado, caso se diga que um…

Leia Mais

Equilíbrio ou ponderação

Tá … não haveria luz se não fosse as trevas, daí a importância do equilíbrio. As mudanças tornaram-se tão frequentes que passam desapercebidas [1], sem espaço para o contraponto (reflexão). Por conta disto, aparentemente, o contínuo das transformações não nos tira mais o fôlego e aprendemos a nos comportar tal como um caranguejo na panela…

Leia Mais

Caserna de tijolos

Não sou das retrospectivas, prefiro as prospectivas, mas nesta feita abrirei uma exceção. Resgatarei uma velha palestra ministrada, em 2017, para um público especializado em TIC que tratou de dois assuntos: (i) invenção x inovação; e (ii) níveis de operação de uma Central de Serviço. Antes cabe esclarecer o contexto, estávamos numa fase de estudo…

Leia Mais

Olhar firme

Peraí, peraí, peraí … não que eu seja um expert do assunto, dias desses me perguntaram o que eu acho da IA (Inteligência Artificial)? Por conta do perfil do interlocutor (tecnocrata, sou metade assim), já sabia qual era a resposta esperada e julguei por bem não ser o desmancha prazeres. Desconversei porque bom gaudério não…

Leia Mais

Potencialize-se

O GPS a que me refiro hoje significa Guia de Potencial Singular, um interessante homônimo ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). Sendo a coincidência intencional ou não, vejo pontos em comum pra interligar e criar conexões. Para soltar a criatividade, vamos debulhar o entendimento sobre efemérides e azimutes. Antes do breve passeio técnico, temos que…

Leia Mais

Ratoeira IoT

O assunto desta vez trata sobre IoT (Internet das Coisas). Não estou sendo brincante, pois todos sabemos que abordar IoT num único artigo é o mesmo que tentar fazer um camelo passar pelo furo de um agulha. Mas, vamos aplicar um filtro passa-faixa bem estreito e focar na frequência de ressonância. Não complica, explica! 😉…

Leia Mais

Louca … muito louca!

Ando perdendo a capacidade de me indignar. 😕 Fazemos do mundo um caos e, consequentemente, a vida é muito louca! É melhor fingir que não vê porra nenhuma, ser omisso (não falar o que pensa) e tocar em frente. Nem sei por onde começar… do umbigo, passando por Santa Cruz do Sul, sobrevoando Brasília, um…

Leia Mais

Corrida Maluca

Qual é o desafio? – Aprender Scratch. Como? – Nada como aprender brincando, com a “mão na massa” e liberto pra criar. Pois é, o plano foi avançar além de simplesmente arranhar a superfície da linguagem de programação Scratch, explorando os blocos de códigos disponíveis um tanto mais a fundo. Que grata surpresa descobrir uma…

Leia Mais

Terra: planeta água?

Tempos atrás me deparei com uma frase que achei forte: “o povo tem preguiça de ler até o próprio nome”. De início, achei um exagero mas observando um pouco melhor; como em todo ditado, a verdade aflora do lamaçal. Também já ouvi a pérola: “vou esperar o texto virar filme”. Como não adianta remar contra…

Leia Mais