Qual é a pergunta?

Sem titubear, não há nada mais extraordinário, desafiador e indecifrável que o ser humano. De vez em quando me deparo com alguns desafios de sistemas, leva um tempo, mas depois de pesquisar e estudar aqui e ali, sai alguma coisa minimamente aceitável – um primeiro esboço. Agora, o caldo entorna e desanda quando entra em…

Leia Mais

Desordem e Retrocesso

Desordem e Retrocesso

Juro que estou me esforçando para tomar uma postura mais otimista, crer na boa fé das pessoas. Em todas as situações, mesmo as desconcertantes, procuro contornar e acreditar que melhores momentos virão. Criar atrito é pura perda de energia; confrontar, então, é imbecilidade. Aproveitando o charme do adjetivo, vou largar uma frase que achei: “imbecilidade…

Leia Mais

Não compre gato por lebre

Não se deixe enganar ... olhe bem!

O título deste artigo seria truque de marketing, mas achei tão meiga a figura que declinei do plano original. Tenho uma gatinha que é uma gracinha e “abobado” do jeito que sou, digo até que ela fala. De fato, pra mim ela fala! Naturalmente, devo deduzir que minha opinião sofre anomalia; ou seja, é totalmente desprovida das…

Leia Mais

Gororoba Tecnológica

Buena, buena… hasta la vista baby! Estou desbravando os porões do conhecimento de um microcontrolador. Minha última incursão neste submundo ainda eram tempos do famigerado PIC16F84, os insanos registradores, os operadores booleanos … para minha sorte, felizmente, muita coisa mudou pra melhor! Não se faz mais imprescindível aquela linguagem de baixíssimo nível, quase “escovar o bit”. Outro aspecto positivo,…

Leia Mais

Inteligência artificial: nua e crua

IA subjugada pelo tabuleiro

Tá virando uma comédia essa história de inteligência artificial (IA ou AI). Virou moda agora colocar o nome de uma pessoa numa “gentalha” de sistema – mais arcaico que o pobre do ábaco – e dizer ser IA. Um banco resolveu dar o nome de “Bia” ao insuportável Call Center e passamos todos a ser…

Leia Mais