Cidadania
Elasticidade total
Acabou de rolar as eleições municipais 2024 para prefeitos e vereadores em 5.569 municípios do Brasil. A estimativa era de sermos 155 milhões de eleitores(as) para votarem nas 571.024 urnas eletrônicas espalhadas por este país continental; apesar disto, o único senão cabível de registro negativo foi a abstinência de 21,71%. A apuração … que bela…
Leia MaisO ovo ou o galo
Assim que me deparei com esta imagem, sabia que poderia caprichar por conta do nosso atípico e controverso direito de liberdade de expressão. Na verdade, por pura coincidência temporal e contextual, fiz uma pesquisa no X por “cabeça de ovo” (sem nominar, apelido bem carinhoso), antes da rede ser banida (erro 404 – not found)…
Leia MaisDose dupla
Como entusiasta das novidades a respeito de Internet das Coisas (IoT), nada surpreendente estar por perto acompanhando algumas realizações e progressos nesta seara. E, por ironia do destino, moro num local que proliferam iniciativas voltadas à tecnologia LoRaWAN. Antes de prosseguir, uma correção semântica, já que esta tecnologia de conectividade em rede fica melhor descrita,…
Leia MaisVerdade inconveniente
Lá vou eu meter o bedelho onde não sou chamado. É horripilante quando aparecem os engenheiros de obra pronta. Porra, mas em razão de termos todos nós – gaúchos – sido afetados, diretamente ou indiretamente, não serei indiferente. As mudanças climáticas, não é de hoje, tratam-se de uma verdade inconveniente. Em 2021, em plena COVID-19,…
Leia MaisDia de fúria
Ontem foi um barato de assistir o presidente Luiz Inácio da Silva fazendo a metralhadora estourar os miolos dos seus Ministros de Estado, fazendo-os posar como alvos para sua ira. Ficou claro, publicamente, Lula reivindicou pra si a prerrogativa – exclusiva – de classificar integrantes do seu staff de incompetente. Agora, eu queria mesmo é…
Leia MaisReleituras
Perdoem-me o topete de reverter o ditado popular, num arranjo que me soa mais apropriado para relações comerciais: “Negócios são negócios; amigos à parte”. E, porque não, talvez aplique-se no campo diplomático, desde que melecado com vaselina. A pobre da Gleisi Hoffmann, refém moral da idolatria cega ao regime comunista, mostra-se incapaz de colocar algumas…
Leia MaisSerá que um robô irá me substituir?
IA, IA, IA … só se fala nisto! Acredito que a insistência no assunto tem fundamento no faturamento de uma nova indústria de lucro. Infelizmente, não credito a proliferação do termo IA ao seu auge, quem derá, finalmente alcançado; porém ao puro apelo de marketing que a “tecnologia” – dita como IA – pode agregar…
Leia MaisSurpreendente mente
Ando sentindo-me bastante aliviado pois finalmente consegui decifrar o modus operandi da cabeça de parcela do povo brasileiro. Trata-se de um exemplo clássico de lógica inversa. Alguns chamam de negacionismo ou “aburrescência”. Funciona assim: caso se diga que uma vacina é importante, efetiva e segura causará repulsa; por outro lado, caso se diga que um…
Leia MaisMeu pote, minhas regras
Vivente … não estranhe minha mania de usar e abusar das parábolas pois elas são como fios condutores da minha linha de pensamento. E a figura felizarda da vez é um “pote”. Não é possível que um mero acessório de cozinha possa servir de inspiração, mas não se apoquente que há muito mais além da…
Leia MaisEquilíbrio ou ponderação
Tá … não haveria luz se não fosse as trevas, daí a importância do equilíbrio. As mudanças tornaram-se tão frequentes que passam desapercebidas [1], sem espaço para o contraponto (reflexão). Por conta disto, aparentemente, o contínuo das transformações não nos tira mais o fôlego e aprendemos a nos comportar tal como um caranguejo na panela…
Leia Mais