Equilíbrio ou ponderação

Tá … não haveria luz se não fosse as trevas, daí a importância do equilíbrio. As mudanças tornaram-se tão frequentes que passam desapercebidas [1], sem espaço para o contraponto (reflexão). Por conta disto, aparentemente, o contínuo das transformações não nos tira mais o fôlego e aprendemos a nos comportar tal como um caranguejo na panela…

Leia Mais

Caserna de tijolos

Não sou das retrospectivas, prefiro as prospectivas, mas nesta feita abrirei uma exceção. Resgatarei uma velha palestra ministrada, em 2017, para um público especializado em TIC que tratou de dois assuntos: (i) invenção x inovação; e (ii) níveis de operação de uma Central de Serviço. Antes cabe esclarecer o contexto, estávamos numa fase de estudo…

Leia Mais

Potencialize-se

O GPS a que me refiro hoje significa Guia de Potencial Singular, um interessante homônimo ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). Sendo a coincidência intencional ou não, vejo pontos em comum pra interligar e criar conexões. Para soltar a criatividade, vamos debulhar o entendimento sobre efemérides e azimutes. Antes do breve passeio técnico, temos que…

Leia Mais

Louca … muito louca!

Ando perdendo a capacidade de me indignar. 😕 Fazemos do mundo um caos e, consequentemente, a vida é muito louca! É melhor fingir que não vê porra nenhuma, ser omisso (não falar o que pensa) e tocar em frente. Nem sei por onde começar… do umbigo, passando por Santa Cruz do Sul, sobrevoando Brasília, um…

Leia Mais

Inovação

“Considere as experiências passadas, levante as possibilidades futuras, mas se valha do resultado no momento presente”. Já ouvi várias e várias versões desta análise temporal e todas parecem se alinhar … o que manda é o presente, o resto acaba sendo mero saudosismo ou pura especulação. No entanto, o interessante é que “passado, presente e…

Leia Mais

Terra: planeta água?

Tempos atrás me deparei com uma frase que achei forte: “o povo tem preguiça de ler até o próprio nome”. De início, achei um exagero mas observando um pouco melhor; como em todo ditado, a verdade aflora do lamaçal. Também já ouvi a pérola: “vou esperar o texto virar filme”. Como não adianta remar contra…

Leia Mais

“Formigarra”

Quão interessantes são as fábulas infantis e espera-se que não sejamos contumazes “inocentes”. As mensagens subliminares de triviais nada tem, mas digamos que servem para puxar a orelha, de forma lúdica, de alguns marmanjões. Porém, tem uns Cabras da Peste já sem orelha e “neca de pitibiriba” de se aprumarem. Vira e mexe estamos nos…

Leia Mais

Vergonha Nacional

Dia 08 Jan 2023 … vergonha! Fatídico Dia da VERGONHA Nacional!!! Por incrível que possa parecer, tem gente sem vergonha na cara que achou muito bacana a barbárie: “Papuda” neles e “Colmeia” nelas! Desta vez, a afronta não terá direito ao indulto presidencial – de criador para criaturas. Selvageria, depredação, quebra-quebra, vandalismo, fanatismo, (terrorismo), violência,…

Leia Mais

Palavra de ordem: MARCAR PASSO!

Faz tempo não me pronuncio, pois estava naquela de deixar que as melancias e melancolias se ajeitassem no chacoalhar da carruagem. Mas puta que pariu, pelo visto, esta carruagem está sendo puxada a passo de tartaruga e assim não há quem aguente! Esse “tic tac tic tac” fuleiro mais parece disco arranhado. Tenho ideias preconcebidas…

Leia Mais

Escola da Inovação – grand finale

Excelente! Veredito final, considerei a Jornada Imersiva – Escola da Inovação promovida pelo Instituto Hélice muito proveitosa, reveladora de oportunidades e, principalmente, provocadora (isto é fundamental para repensar e sair da zona de conforto). Mas reservarei este “espaço de fala” ao Grupo de Estudo que angariou mais escores no desenrolar do Pitch; cujo objetivo foi…

Leia Mais