O dono da bola-urna

Tenho um amigo Coronel – bem mais antigo – que coadunávamos quanto ao gosto de jogar, às vezes, uma partida de futebol de salão, no horário de treinamento físico militar (TFM). Até aí, nada demais, senão em razão da peculiaridade das regras pré-estabelecidas aos participantes da atividade. De antemão, todos sabíamos que diante de um…

Leia Mais

Metamorfose ambulante

Após a escolha do título deste artigo, o primeiro exercício foi buscar o seu antônimo. Não sei se fui feliz no resultado alcançado, mas numa reflexão livre cheguei à alcunha adversa: “bitolado(a) entediante”. Acho o máximo a letra do Raul Seixas na composição: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião…

Leia Mais

Malandro é malandro, mané é mané!

Vamos ver se eu faço esta introdução com todo jeitinho para não afrontar convicções. O fato é que, de maneira geral e infelizmente, o brasileiro faz questão de tomar para si o qualitativo de malandro, característica própria daquele que não trabalha, que lança mão de recursos “engenhosos”, frequentemente condenáveis, para tirar vantagem e se atirar…

Leia Mais

O que você acha?

O que você acha?

Um prezado amigo perguntou-me: o que você acha da Nota de Repúdio do MD e das Forças Armadas às declarações do Senador Omar Aziz durante a CPI? Breve adendo, tive a honra de servir com um Oficial-General que recomendava não se expressar utilizando o termo “acho” por denotar “puro chute”. Ele sugeria, melhor dizer: penso,…

Leia Mais

Meu malvado favorito

Minions da polarização

Olha… a coisa tá tão feia que temos que levar meio que na brincadeira. A ideia desse desenhinho animado é mostrar que mesmo os seres mais abomináveis possuem, lá nas profundezas, uma réstia de bom coração. Eu até gostaria de ter esta esperança, mas tem gente que já nasceu “cobra” (tem sangue frio nas veias)…

Leia Mais

De que lado você está?

Efeito manada

É interessante, parece que atualmente temos, quase que por obrigação, fazer parte de uma manada estúpida, senso comum irracional, para fazer alguma diferença. Nos meus tempos áureos (juventude), a ordem era encarneirar, um atrás do outro, e seguir a comando, sem questionamento, rumo ao próximo objetivo imediato. E, na posição de instruendo, ia tudo muito…

Leia Mais

Disciplina Intelectual

Caramba… me propus a escrever sobre um tema desafiador. Disciplina trata-se de uma palavra cuja compreensão e execução é alcançável por pessoas sensatas e coerentes, imaginem acompanhada do adjetivo intelectual. Não parece ser nada fácil! Como tudo na vida, há gradação também no quesito disciplina. Sem nenhum embasamento acadêmico, por puro empirismo, as classifico em: disciplina…

Leia Mais