Surpreendente

Ando sentindo-me bastante aliviado pois finalmente consegui decifrar o modus operandi da cabeça de parcela do povo brasileiro. Trata-se de um exemplo clássico de lógica inversa. Alguns chamam de negacionismo ou “aburrescência”. Funciona assim: caso se diga que uma vacina é importante, efetiva e segura causará repulsa; por outro lado, caso se diga que um…

Leia Mais

Meu pote, minhas regras

Vivente … não estranhe minha mania de usar e abusar das parábolas pois elas são como fios condutores da minha linha de pensamento. E a figura felizarda da vez é um “pote”. Não é possível que um mero acessório de cozinha possa servir de inspiração, mas não se apoquente que há muito mais além da…

Leia Mais

Equilíbrio ou ponderação

Tá … não haveria luz se não fosse as trevas, daí a importância do equilíbrio. As mudanças tornaram-se tão frequentes que passam desapercebidas [1], sem espaço para o contraponto (reflexão). Por conta disto, aparentemente, o contínuo das transformações não nos tira mais o fôlego e aprendemos a nos comportar tal como um caranguejo na panela…

Leia Mais

Lulau-au

O Lula está se comportando exatamente como cachorro que late mas não morde. Sabe aquele cachorro que inferniza latindo pro vizinho, situado lá do outro lado da rua. Agora, é só abrir o portão que o guaipeca coloca o rabo entre as pernas e se esconde lá no fundo da casinha. Somos realmente um país…

Leia Mais

Olhar firme

Peraí, peraí, peraí … não que eu seja um expert do assunto, dias desses me perguntaram o que eu acho da IA (Inteligência Artificial)? Por conta do perfil do interlocutor (tecnocrata, sou metade assim), já sabia qual era a resposta esperada e julguei por bem não ser o desmancha prazeres. Desconversei porque bom gaudério não…

Leia Mais

Potencialize-se

O GPS a que me refiro hoje significa Guia de Potencial Singular, um interessante homônimo ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). Sendo a coincidência intencional ou não, vejo pontos em comum pra interligar e criar conexões. Para soltar a criatividade, vamos debulhar o entendimento sobre efemérides e azimutes. Antes do breve passeio técnico, temos que…

Leia Mais

A casa caiu

Farei uma revelação bombástica: acredito piamente em papai Noel, na Cuca Te Pega e no Saci-Pererê. Agora, pelo amor de Deus, não me venham querer fazer acreditar em político brasileiro honesto, pois – caso exista – mora na rabeira da curva de Gauss, depois do triplo desvio padrão (3σ). Assoprando: o traste, alçado ao poder…

Leia Mais

Louca … muito louca!

Ando perdendo a capacidade de me indignar. 😕 Fazemos do mundo um caos e, consequentemente, a vida é muito louca! É melhor fingir que não vê porra nenhuma, ser omisso (não falar o que pensa) e tocar em frente. Nem sei por onde começar… do umbigo, passando por Santa Cruz do Sul, sobrevoando Brasília, um…

Leia Mais

Inovação

“Considere as experiências passadas, levante as possibilidades futuras, mas se valha do resultado no momento presente”. Já ouvi várias e várias versões desta análise temporal e todas parecem se alinhar … o que manda é o presente, o resto acaba sendo mero saudosismo ou pura especulação. No entanto, o interessante é que “passado, presente e…

Leia Mais

Terra: planeta água?

Tempos atrás me deparei com uma frase que achei forte: “o povo tem preguiça de ler até o próprio nome”. De início, achei um exagero mas observando um pouco melhor; como em todo ditado, a verdade aflora do lamaçal. Também já ouvi a pérola: “vou esperar o texto virar filme”. Como não adianta remar contra…

Leia Mais