Será que um robô irá me substituir?

IA, IA, IA … só se fala nisto! Acredito que a insistência no assunto tem fundamento no faturamento de uma nova indústria de lucro. Infelizmente, não credito a proliferação do termo IA ao seu auge, finalmente alcançado; porém ao puro apelo de marketing que a “tecnologia” – dita como IA – pode agregar ($) aos…

Leia Mais

Ratoeira IoT

O assunto desta vez trata sobre IoT (Internet das Coisas). Não estou sendo brincante, pois todos sabemos que abordar IoT num único artigo é o mesmo que tentar fazer um camelo passar pelo furo de um agulha. Mas, vamos aplicar um filtro passa-faixa bem estreito e focar na frequência de ressonância. Não complica, explica! 😉…

Leia Mais

Corrida Maluca

Qual é o desafio? – Aprender Scratch. Como? – Nada como aprender brincando, com a “mão na massa” e liberto pra criar. Pois é, o plano foi avançar além de simplesmente arranhar a superfície da linguagem de programação Scratch, explorando os blocos de códigos disponíveis um tanto mais a fundo. Que grata surpresa descobrir uma…

Leia Mais

Escola da Inovação

E aí galera!!! Tô realizando um curso muito irado denominado “Escola da Inovação”, fruto de uma iniciativa do Instituto Hélice. Olha … a experiência é muito bacana e os professores da UCS, FSG e Uniftec estão se empenhando ao máximo para nos fazer mergulhar até o pescoço (Jornada Imersiva) num ambiente de reflexão e criatividade.…

Leia Mais

Não compre gato por lebre

Não se deixe enganar ... olhe bem!

O título deste artigo seria truque de marketing, mas achei tão meiga a figura que declinei do plano original. Tenho uma gatinha que é uma gracinha e “abobado” do jeito que sou, digo até que ela fala. De fato, pra mim ela fala! Naturalmente, devo deduzir que minha opinião sofre anomalia; ou seja, é totalmente desprovida das…

Leia Mais

Gororoba Tecnológica

Buena, buena… hasta la vista baby! Estou desbravando os porões do conhecimento de um microcontrolador. Minha última incursão neste submundo ainda eram tempos do famigerado PIC16F84, os insanos registradores, os operadores booleanos … para minha sorte, felizmente, muita coisa mudou pra melhor! Não se faz mais imprescindível aquela linguagem de baixíssimo nível, quase “escovar o bit”. Outro aspecto positivo,…

Leia Mais