Escola da Inovação – grand finale

Excelente! Veredito final, considerei a Jornada Imersiva – Escola da Inovação promovida pelo Instituto Hélice muito proveitosa, reveladora de oportunidades e, principalmente, provocadora (isto é fundamental para repensar e sair da zona de conforto). Mas reservarei este “espaço de fala” ao Grupo de Estudo que angariou mais escores no desenrolar do Pitch; cujo objetivo foi…

Leia Mais

Escola da Inovação

E aí galera!!! Tô realizando um curso muito irado denominado “Escola da Inovação”, fruto de uma iniciativa do Instituto Hélice. Olha … a experiência é muito bacana e os professores da UCS, FSG e Uniftec estão se empenhando ao máximo para nos fazer mergulhar até o pescoço (Jornada Imersiva) num ambiente de reflexão e criatividade.…

Leia Mais

SW Caxias do Sul – 2022

Vou iniciar este artigo com uma provocação: descreva o sabor da goiaba. É sério, se esforça aí! A cor amarelo/esverdeada por fora e rosa por dentro (não é sabor!) … na língua aquela textura característica dos carocinhos (não é sabor!) … o bicho da goiaba (não é sabor!). Quer saber, não adianta, só tem um…

Leia Mais

Qual é a pergunta?

Sem titubear, não há nada mais extraordinário, desafiador e indecifrável que o ser humano. De vez em quando me deparo com alguns desafios de sistemas, leva um tempo, mas depois de pesquisar e estudar aqui e ali, sai alguma coisa minimamente aceitável – um primeiro esboço. Agora, o caldo entorna e desanda quando entra em…

Leia Mais

Tolerância Zero

Tolerância Zero

Entrei numa fase de seletividade. É complicado, em razão do risco de errar na mão; porém as “ervas daninhas” consomem um tempo precioso sem retornar benefícios e, ainda, desviam do que verdadeiramente importa. Por isto, reservei um tempinho pro cri-cri para extirpá-las . Nesta balança do que vale a pena ou não, julgava sábio o…

Leia Mais

Conhecimento é poder… será?

Conhecimento compartilhado é tri-melhor!

O conhecimento era encarado como o todo poderoso gênio Aladim, bastava friccionar a lamparina e voilà, três pedidos. De fato, fruto das reflexões de Francis Bacon, tal mágica pode ter sido muito interessante e apropriada no século XVII. Portanto, fazia-se de tudo para esconder e trancafiar tão valiosa relíquia. Numa análise de relance, vê-se por trás da…

Leia Mais

Gororoba Tecnológica

Buena, buena… hasta la vista baby! Estou desbravando os porões do conhecimento de um microcontrolador. Minha última incursão neste submundo ainda eram tempos do famigerado PIC16F84, os insanos registradores, os operadores booleanos … para minha sorte, felizmente, muita coisa mudou pra melhor! Não se faz mais imprescindível aquela linguagem de baixíssimo nível, quase “escovar o bit”. Outro aspecto positivo,…

Leia Mais